18.12.20

Xaverianos do Fundamental I fecham o ano com trabalhos inspiradores

Xaverianos do Fundamental I fecham o ano com trabalhos inspiradores

Os Xaverianos do Ensino Fundamental I finalizaram o ano de 2020 com trabalhos inspiradores e encantadores. Confira os projetos desenvolvidos!

Mauricio de Sousa e sua contribuição para a Cultura Brasileira

A fim de estimular os Xaverianos à leitura e à escrita, as educadoras Andreza Gadelha, Audrei Gallo, Ana Carolina Garrote, Camila Setúbal e Maria Cláudia Rodrigues levaram o tema “Mauricio de Sousa e sua contribuição na Cultura Brasileira” para as turmas do 1° ano.

Mauricio de Sousa é um premiado cartunista brasileiro que criou a “Turma da Mônica”. Por meio de suas histórias e personagens, vem colaborando para a formação educacional e social das crianças. Como é uma personalidade bastante conhecida pelo universo infantojuvenil, facilita a interação e a curiosidade dos pequenos.

A partir de leituras compartilhadas, rodas de conversa on-line e pesquisas, os Xaverianos conheceram a vida do cartunista e de seus personagens, figuras que ajudaram a debater diversas questões, como a desigualdade social.

Depois do estudo, os Xaverianos desenvolveram um produto final. A atividade consistia em criar e desenhar uma personagem que tivesse, ou não, necessidades especiais. Veja como ficaram os trabalhos nos links abaixo:

1º ano A

1º ano B

1° Ano C

1° ano D

1º ano E

Os avós e suas memórias e a valorização do idoso

Os Xaverianos do 1° ano leram os livros “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, da autora australiana Mem Fox, e “A Colcha de Retalhos”, dos escritores brasileiros Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro da Silva.

A primeira obra conta a história emocionante de um menino que mora ao lado de um asilo e decide ajudar uma senhora a se lembrar de suas memórias. Inspirados nessa narrativa, os Xaverianos foram convidados a enviar mensagens carinhosas para idosos que vivem em um abrigo.

Já o segundo livro trata da bela relação entre neto e avó. Certo dia, ao ajudar sua avó a costurar uma colcha, o menino Felipe compreende um sentimento até então desconhecido para ele: a saudade. Guiados por essa história de amor, os Xaverianos criaram um cartaz e escreveram uma mensagem sobre respeito e valorização à pessoa idosa. Ainda, gravaram um vídeo cantando uma música para homenagear todos os avós.

Que trabalhos fascinantes! Clique aqui e confira tudo! Certamente, você sairá com um sorriso no rosto e com os olhos brilhando.

Ah, talentosos como são, os Xaverianos produziram lindos marcadores de página para te ajudar na leitura. Clique aqui e baixe o seu!

Insetos por todos os lugares

Esse foi o projeto desenvolvido pelos Xaverianos do 3° ano. Nos últimos meses, eles puderam conhecer diferentes insetos e perceberam a importância desses animais para o meio ambiente.

Por meio da leitura compartilhada do livro “O caso enrolado do menino calado”, de Jonas Ribeiro, os Xaverianos conheceram a pulga Amélia, um inseto bastante divertido. Depois, foram orientados a criar suas próprias pulgas, usando diversos materiais, e convidados a fotografar e a pesquisar insetos do dia a dia.

Além de aprenderem sobre o papel fundamental dos insetos, também conheceram alguns bichos que fazem mal ao ser humano, como o Aedes Aegypti. Com a ferramenta do Power Point, os Xaverianos fizeram cartazes para alertar a comunidade sobre o perigo desse mosquito à saúde. Para finalizar, gravaram a música “Vira, Vira é a solução!”, da Palavra Cantada.

Para ver o projeto “Insetos por todos os lugares”, clique aqui.

Não viu, não ouviu, mas sentiu

As turmas do 4° ano realizaram várias atividades que trataram do respeito às diferenças e do combate ao preconceito e à discriminação.  Por meio de dinâmicas de sensibilização, roda de conversa virtual e produções individuais e coletivas, os Xaverianos refletiram sobre a importância da inclusão social.

Por exemplo, os Xaverianos participaram de um bate-papo para compreender as dificuldades, superações e conquistas de um deficiente auditivo, também o processo de alfabetização de crianças com deficiência visual. Ainda, conheceram a Língua Brasileira de Sinais e produziram um vídeo para alunos surdos e um áudio para crianças cegas.

Clique aqui e aprecie o lindo projeto “Não viu, não ouviu, mas sentiu”.