17.12.20

Inovação e criatividade: Xaverianos do Fundamental II encerram jornada de 2020

Inovação e criatividade: Xaverianos do Fundamental II encerram jornada de 2020

O ano letivo está terminando e os Xaverianos do Ensino Fundamental II desenvolveram diversas atividades para encerrar o terceiro trimestre. Veja abaixo!

 

Publicidade nas aulas de Português

Nas aulas de Língua Portuguesa da professora Rosana Galhardo, os Xaverianos do 6º ano participaram ativamente de três dinâmicas diferentes: a construção de um anúncio publicitário e duas rodas de conversa nos dias 07 e 08 de dezembro.

Após estudarem as particularidades do texto publicitário, os Xaverianos foram desafiados a criar um anúncio de conscientização que motivasse o leitor a refletir sobre o assunto ali retratado. Nos links abaixo, você poderá ver alguns dos anúncios publicitários criados pelo 6º ano.

Doe sangue!

Adote um animal!

Futebol sem sair de casa!

Doe agasalhos!

Diga não ao preconceito!

Diga não ao canudo de plástico!

 

Roda de conversa

Na segunda semana de dezembro, os Xaverianos do 6º ano participaram de duas rodas de conversa. A partir da leitura dos paradidáticos “Um caso muito sujo” e “Meu planeta, minha casa”, eles conversaram com Shirley Sousa, autora dos dois títulos. Nesse bate papo, os Xaverianos puderam esclarecer suas dúvidas em relação às histórias, às personagens e ao processo de criação dos livros.

No dia 08, o tema da conversa foi “Os sentidos e a importância das linguagens neste momento de pandemia”. Para essa ocasião, foram convidados alguns colaboradores do SANFRA, que participaram e interagiram com os Xaverianos. No final da atividade, as turmas mostraram as formas de expressão e linguagens mais utilizadas neste momento.

 

Na ponta dos dedos

Orientados pelos professores Márcia Cotrim, Victor Dias e Amanda Rodrigues, os Xaverianos do 9º ano desenvolveram o projeto “Na ponta dos dedos”, que tem o objetivo de auxiliar os deficientes visuais a compreenderem os mais diversos conteúdos escolares.

Em um primeiro momento, os Xaverianos produziram Podcasts com relatos e impressões pessoais em relação ao filme “Vermelho como céu”, que conta a história de vida de Mirco Mencacci, renomado editor cinematográfico que perdeu a visão após sofrer um acidente. Posteriormente, assistiram relatos de jovens com deficiência visual que falaram sobre suas dificuldades para realizar atividades cotidianas e sobre alguns dos desafios enfrentados na vida social, como o bullying, o preconceito e o acesso à educação.

Com base nesses estudos, os Xaverianos foram desafiados a repensar sobre o modo de aprendizagem e a forma como os conhecimentos foram construídos ao longo da jornada acadêmica. A partir disso, precisaram adaptar os meios de estudo para que os alunos com deficiência visual conseguissem, também, aprender os conteúdos de forma dinâmica e com maior facilidade.

Para finalizar o projeto, os Xaverianos criaram protótipos em 3D baseados em assuntos escolares. Um grupo, por exemplo, desenvolveu um protótipo do sistema digestório. Concluindo essa etapa, eles apresentaram um vídeo com a demonstração do protótipo e sua finalidade. Os melhores designs serão impressos e, posteriormente, entregues aos seus criadores.

Veja aqui alguns dos projetos desenvolvidos pelos Xaverianos!

 

Era uma vez uma princesa que se salvou sozinha

A partir da questão “O que mais a mulher deve fazer para ser respeitada e valorizada na sociedade?”, as professoras Fátima Blasi (Geografia), Fabiana Machado (Língua Portuguesa), Patrícia Dib (História) e o professor Sergio Rorato (Língua Inglesa) desenvolveram, com os Xaverianos do 9º ano, o projeto “Era uma vez uma princesa que se salvou sozinha”.

Nesse projeto, os Xaverianos desenvolveram três atividades: a produção de charges, de um estatuto da mulher e de um Draw my Life (a ação de um desenho sendo feito de acordo com a narração). O objetivo principal dessa dinâmica foi despertar nos Xaverianos a reflexão e a discussão sobre a posição da mulher no mundo moderno e sobre seus direitos na sociedade, além de tratar sua valorização no corpo social.

A produção do Draw my Life foi baseada na bibliografia de Adeline, personagem do livro “A cinderela chinesa”, que inspirou o projeto. Veja, abaixo, as atividades desenvolvidas pelo 9º ano!

 

Charges

9º ano A

9º ano B

 

Estatuto da mulher

9º ano A

9º ano B

 

Draw my Life