27.05.21

Estudantes produzem soneto ilustrado para o Dia Nacional da Mata Atlântica

Estudantes produzem soneto ilustrado para o Dia Nacional da Mata Atlântica

Em 27 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Mata Atlântica. Essa data foi criada para conscientizar a população sobre a necessidade de proteger e preservar um dos maiores biomas brasileiros e um dos mais ricos em diversidade no mundo. Para celebrar esse dia, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II produziram sonetos sobre o assunto na aula de Geografia da professora Fátima Godoi Araujo Blasi. Confira!

A Mata Atlântica é composta por florestas nativas e ecossistemas associados. Devido às ações do ser humano, atualmente, ela corresponde a cerca de 15% do território nacional (17 estados e mais de 3.400 municípios). Seu papel é fundamental para todos os seres vivos; por exemplo, é responsável pela regulação e pelo equilíbrio climático, também pela produção, regulação e abastecimento de água.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Mata Atlântica abriga aproximadamente 20 mil espécies vegetais. Quanto à fauna, acolhe 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

Sonetos para o Dia Nacional da Mata Atlântica

Com o objetivo de estimular o reconhecimento das singularidades que caracterizam a Mata Atlântica e dos impactos das intervenções humanas, a professora de Geografia, Fátima Godoi, solicitou a produção de sonetos ilustrados às turmas do 7º ano sobre o bioma.

Para criarem o soneto, os estudantes se organizaram em grupos, pesquisaram e discutiram acerca do tema. A atividade contou com a participação especial da professora de Português Fabiana Machado, que os auxiliou na estruturação do soneto, poema formado por catorze versos organizados em quatro estrofes (dois quartetos e dois tercetos).

Segundo a educadora Fátima, a atividade é necessária para os alunos porque “possibilita o estudo das características da Mata Atlântica e instiga à reflexão sobre a importância de ações de preservação e recuperação da floresta”. Clique nas imagens abaixo para ver os trabalhos!