25.05.21

Dia do Orgulho Nerd: filmes e livros para comemorar a data

Dia do Orgulho Nerd: filmes e livros para comemorar a data

Em 25 de maio, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha. Na ocasião, nerds afirmam seus gostos por games, livros, filmes, séries cult e de ficção científica, história em quadrinhos e outros elementos do universo geek. Mas você sabe como surgiram as duas celebrações? Acompanhe!

No ano de 2001, duas semanas após a morte de Douglas Adams, autor da série “O guia do mochileiro das galáxias”, fãs resolveram homenageá-lo. De modo criativo e divertido, batizaram o dia 25 de maio com um item que acompanha os cinco livros de Adams: a toalha. A partir disso, surgiu o Dia da Toalha, cujos nerds saem às ruas exibindo esse objetivo emblemático da trilogia que provou ser útil em muitas situações: servir como travesseiro, agasalho, escudo ou apenas como um pano para enxugar.

O Dia do Orgulho Nerd também é celebrado em 25 de maio como tributo a Star Wars. Nessa mesma data, a saga idealizada por George Lucas estreou no cinema em 1977 com o filme “Uma Nova Esperança”. Desde então, muitos nerds passaram a acompanhar a trilogia para ver a trajetória de um jovem tentando se tornar um Cavaleiro Jedi. A comemoração foi oficializada em 2006, quando fãs da cultura geek se reuniram nas ruas de Madri (Espanha).

Filmes e livros indicados por educadores do SANFRA

Os coordenadores pedagógicos Daniela Conti de Oliveira, do Infantil e Fundamental I, e José Augusto Ribeiro, do Fundamental II e Ensino Médio, prepararam uma lista de obras para você curtir essa data da melhor forma. Confira!

LIVROS

1) O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien

A história está relacionada com um anel mágico, que garante poder a quem o possui. Esse objeto deve ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Isso chama a atenção de vários personagens: mago Gandalf, anão Gimli, elfo Legolas, pequenos hobbits e do guerreiro Aragorn.

2) O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Originalmente escrita para uma série de rádio da BBC, a história ganhou as páginas de cinco livros para contar as aventuras de Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect pela galáxia. A obra foi traduzida para mais de 30 idiomas e conquistou fãs ao redor do mundo, uma leitura obrigatória para quem gosta do universo geek.

3) Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne

Lançado em 1864, esse clássico da literatura conta a aventura de três personagens: o sobrinho Axel, o tio Otto Lidenbrock e o guia Hans Bjelke. Após encontrar um pergaminho de um cientista do século XVI, o geólogo Lindenbrock e seu sobrinho resolvem partir para uma experiência inesquecível. Com a ajuda do guia Hans, eles tentam percorrer o roteiro traçado pelo manuscrito para chegar ao centro da Terra. A aventura é recheada de descobertas e desafios.

4) Inventores e as suas ideias brilhantes, de Mike Goldsmith

Já reparou como a nossa vida mudou desde a pré-história? Pessoas curiosas e cheias de ideias passaram muito tempo estudando para desenvolverem invenções que transformaram o mundo. Neste livro, você será apresentado para dez inventores e saberá como eles elaboraram suas engenhocas incríveis, como Thomas Edson, criador da lâmpada, Leonardo da Vinci, criador da máquina voadora, e Alexander Graham Bell, inventor do telefone. O texto é bastante divertido!

5) Levante e Descubra: Espaço, de Marnie Willow

O livro estimula o leitor a descobrir o espaço, a órbita da Terra e as galáxias distantes. Já pensou o que acontece dentro das estrelas e dos planetas? Por meio de desenhos detalhados, você conseguirá obter detalhes do Universo!

FILMES

1) 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stankey Kubrick

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Considerada uma das grandes obras de ficção científica, o filme de Stankey Kubrick foi lançado em 1968. O roteiro foi assinado pelo cineasta em parceria com o autor Arthur C. Clarke, que se baseou no próprio conto que escreveu em 1948: A Sentinela. O longa traz alguns temas: evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre.

2) Matrix, de Lilly e Lana Wachowski

Classificação indicativa: + 14 anos

Em 1999, foi lançado o primeiro filme da trilogia Matrix no cinema. A obra foi baseada no romance Neuromancer, de William Gibson. O longa, estrelado por Keanu Reeves, trata da relação entre humanos e tecnologia. Matrix simula ou imagina o mundo real, seria como uma alucinação coletiva digital.

3) Star Wars, criado por George Lucas

Classificação indicativa: + 14 anos

Lançada pela primeira vez em 1977, a saga acompanha muitas gerações. Somando nove filmes, a narrativa envolve humanos, robôs, alienígenas, espaçonaves velozes e sabres de luz. Jedi são os defensores do bem (paz e justiça) e os Smith é um grupo do mal. A narrativa fala sobre Anakin Skywalker, um jedi que é levado para o Lado Sombrio da Força e se transforma no vilão Darth Vader.

4) De volta para o futuro, de Robert Zemeckis

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Esse clássico do cinema conta a história do adolescente Marty McFly, que é transportado para a década de 1950 por causa de uma experiência errada do cientista Doc Brown. Marty acaba conhecendo os pais jovens e tem como missão fazer com que eles se apaixonem, do contrário, o garoto deixará de existir. A narrativa fica mais tensa quando Marty precisa voltar a tempo para salvar o cientista.

5) Operação Big Hero, de Don Hall e Chris Williams

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Lançada em 2014, a animação da Disney é inspirada nos personagens dos quadrinhos da Marvel. O filme apresenta um grande robô inflável que está sempre disposto a cuidar do pequeno Hiro Hamada. A história se passa em uma cidade futurista chamada San Fransokyo. De repente, algo ruim assola a cidade, e o robô, o menino e seus amigos formam um grupo para combater o mal.

Gostou das dicas? Então compartilhe-as com seus amigos!

Feliz Dia do Orgulho Nerd!

Leia também: 7 livros infantis para ler com as crianças