09.04.21

Biologia: alunos utilizam realidade aumentada para estudar célula animal e vegetal

Biologia: alunos utilizam realidade aumentada para estudar célula animal e vegetal

Na aula de Biologia do professor Luis Gustavo Cordeiro Alves, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio pesquisaram sobre células vegetais e animais. A atividade consistiu em identificar e relacionar cada organela das respectivas células. Depois, foram convidados a utilizar um aplicativo de realidade aumentada. Por meio dessa ferramenta, conseguiram visualizar as estruturas celulares em um modelo virtual 3D.

Conforme explica o educador Luis, o objetivo dessa atividade foi estimular os estudantes a atestarem as células como as menores unidades que formam os seres vivos. “Conhecer as funções das organelas presentes no interior dos diferentes tipos de células, diferenciar os principais tipos celulares, de acordo com o número de células e organização estrutural, e compreender a estrutura e ação de células vegetais e animais.”

O que é Citologia?

Citologia é o ramo da Biologia que estuda as células (menor parte dos seres vivos). Para o professor Luis, o ensino de Citologia tem sua importância reconhecida por ser um tema necessário para a assimilação de toda a Biologia. “É fundamental compreender a estrutura e função das células para iniciar a aprendizagem de assuntos mais complexos, como tecidos, órgãos e sistemas”, diz.

Utilizando a realidade aumentada

Os alunos receberam um desenho para identificar, por meio das cores, cada organela celular (núcleo, mitocôndria, citoplasma etc.). “Eles não sabiam que os desenhos eram gatilhos para a realidade aumentada”, conta o professor.

Segundo o educador, os estudantes participaram ativamente do trabalho, pesquisando e tirando dúvidas sobre as questões. No dia da correção dos exercícios, Luis solicitou para os alunos baixarem o aplicativo Quiver a fim de fazerem a leitura das imagens. “A reação da turma foi gratificante. Eles gostaram muito de ver o desenho que ajudaram a desenvolver e que, agora, tinha ganhado outra realidade.”

Conforme o professor, no ensino de Biologia, desenvolver momentos de aprendizagem, associando a utilização da tecnologia à metodologia, torna a aula inovadora e aumenta o envolvimento do educando.

“Na construção do conhecimento, a utilização efetiva dos recursos tecnológicos permite melhor desenvolvimento das atividades e provoca mudanças significativas na prática pedagógica. Além disso, ajuda bastante na troca de experiências, pois muitos estudantes compartilharam suas fotos com as células em realidade aumentada, promovendo um momento de socialização”, comenta o professor Luis.

Veja alguns registros da atividade

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