Como Avaliamos

A avaliação é importante para que seja possível acompanhar o progresso de cada aluno e o resultado do processo de ensino e aprendizagem, sendo uma permanente revisão da totalidade do desenvolvimento pedagógico, não tendo um fim em si mesma. Além disso, a avaliação também colabora com os professores e alunos, pois fornece subsídios para a retomada das aprendizagens essenciais.

No Colégio São Francisco Xavier, a avaliação ocorre por meio de instrumentos diversificados e em diversas oportunidades ao longo de cada trimestre de acordo com as características e necessidades do segmento de ensino.

Na Educação Infantil, os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança são expressos por meio de conceitos e pareceres descritivos que são apresentados em relatórios semestrais.

No Ensino Fundamental e Médio, a verificação do rendimento escolar em cada componente curricular é feita trimestralmente pela média aritmética das avaliações realizadas, que incluem atividades diversificadas, como projetos, tarefas e provas. A média trimestral resultante é expressa de 0 a 10 e graduada em décimos.

Ao final do ano letivo, a promoção para o ano ou série seguinte se dará pela apuração da assiduidade e pela média anual obtida, conforme quadro 1.

Segmento de Ensino Média Trimestral Média Anual Condição para aprovação
Fundamental e Médio Média aritmética simples entre todos os instrumentos de avaliação do trimestre. Média aritmética simples entre as três médias trimestrais. 75% de frequência do total de horas letivas e média anual ≥ 6,0 em cada componente curricular.

Nos três anos iniciais do Ensino Fundamental, a aprovação do aluno dependerá apenas da frequência de 75% (setenta e cinco por cento) do total das horas letivas.

RECUPERAÇÃO

Ao final de cada trimestre, será oferecida recuperação nos componentes curriculares em que não foi obtida média trimestral igual ou superior a 6,0. Após o processo de recuperação, será atribuída uma nota de 0 a 10, usada para calcular uma nova média trimestral por média aritmética simples com a média trimestral obtida inicialmente. Se o resultado for superior, substituirá a média trimestral anterior, e se for inferior, a média maior será mantida.

Ao final do ano letivo, os alunos que não atingiram a condição de aprovação, apresentada no Quadro 1, serão encaminhados para exame final e serão aprovados conforme condições apresentadas no Quadro 2.

Segmento de Ensino Exame Final Média Final Condição para aprovação
Fundamental e Médio 75% de frequência do total de horas letivas e: 3,5 ≤ média anual < 6,0 em algum componente curricular. Média aritmética simples entre média anual e o exame final. 75% de frequência do total de horas letivas e média final ≥ 6,0 no componente curricular.

Será considerado retido o aluno que não atingir a média anual mínima de 3,5 em qualquer componente curricular, perdendo o direito ao exame final.

O Conselho de Classe da série ou do ano é soberano e poderá decidir pela promoção do aluno, caso a média final seja inferior a 6,0. Nesse caso, será considerado o seu desenvolvimento em todas as dimensões para acompanhar o ano ou a série seguinte.