Psicologia Educacional

No Colégio São Francisco Xavier, o psicólogo educacional visa a qualidade de processos educativos e promove o melhor contexto de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento humano. Nessa perspectiva, compreende e possibilita a construção de habilidades sociais, capacidades cognitivas, condutas morais e éticas, entre outras aptidões voltadas à saúde e ao bem-estar dos alunos.

ATUAÇÃO: DO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO

É oferecido o acompanhamento individual e coletivo para todos os segmentos, conforme especificações a partir da faixa etária. No Ensino Médio, por exemplo, os estudantes contam com a orientação profissional, que os auxilia na escolha da carreira.

Também, para todas as séries, é estabelecido contato com profissionais externos dos alunos que possuem demandas específicas, como o público-alvo da educação especial, para melhor alinhamento e comunicação com a comunidade acadêmica. Diante de contextos observacionais, a psicologia educacional orienta os pais para encaminhamento a avaliações e tratamentos.

Com professores e famílias, a psicologia atua com orientações e condutas voltadas ao desenvolvimento dos alunos em seu aspecto integral, acadêmico, social e pessoal. Desse modo, o psicólogo educacional do SANFRA está voltado tanto para as necessidades dos estudantes quanto para as funções preventivas da comunidade de ensino. Seu trabalho, então, contempla as seguintes vertentes:

Psicologia Educacional

DESPATOLOGIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Acompanha alunos e orienta profissionais de modo a lidar com dificuldades de aprendizagem, rompendo com a cultura de patologização e a medicalização dos alunos.

ENCAMINHAMENTO

Em casos excepcionais, nos quais a complexidade e especificidade assim o demandem, realiza o encaminhamento dos estudantes para profissionais especializados fora da instituição escolar.

INTERVENÇÃO/ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Faz intervenções frente a problemas de aprendizagem, aplicando conhecimentos e estratégias individualmente e/ou em grupo que auxiliem no desenvolvimento socioafetivo e cognitivo dos educandos.

ORIENTAÇÃO DE PROFESSORES

Promover discussões que auxiliam a formação continuada de professores com foco no desenvolvimento de competências que favoreçam a atuação junto aos alunos.

ORIENTAÇÃO DE PAIS

Busca estabelecer uma parceria entre família e escola para firmar um vínculo de confiança, tendo como objetivo proporcionar ao educando um bom ambiente de socialização e aprendizagem.