08.07.21

Aula híbrida: estudantes desenvolvem atividade prática no laboratório de química

Aula híbrida: estudantes desenvolvem atividade prática no laboratório de química

Cada aluno compreende e assimila um determinado assunto de maneira diferente. Alguns aprendem ouvindo, outros precisam anotar o conteúdo, participar de discussões ou, ainda, desenvolver atividades práticas, realizando experimentos e trabalhando a resolução de problemas. Por isso, no SANFRA, os educadores desenvolvem atividades que contemplem o estudante em sua totalidade.

Na aula de química da professora Marcia Cotrim, o 9º ano do Ensino Fundamental II participou de uma dinâmica denominada “Rotação por estações”. A temática “Processos de separação de misturas e sua importância”, abordada em aulas anteriores, foi essencial para o desenvolvimento dessa atividade. Acompanhe!

Rotação por estações

Usando os conhecimentos adquiridos, técnicas e equipamentos específicos, os estudantes realizaram diversos métodos de separação de misturas, registrando as etapas dos procedimentos com anotações e fotos. Uma dinâmica que levou em conta o desenvolvimento das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os pilares da Pedagogia Inaciana. A aula aconteceu no formato híbrido, assim, todos puderam participar, estando em casa ou presencialmente.

“Buscamos contemplar todos os estilos de aprendizagem (visual, auditivo, cinestésico, leitura e escrita). Também preparei um relatório com as fotos de cada estação de trabalho para que quem estivesse on-line pudesse acompanhar todo o processo”, relata Marcia.

A atividade exigiu movimentações, já que os estudantes precisaram transitar de uma estação para a outra, mas o cuidado não foi deixado de lado. Todos os protocolos de saúde e segurança foram seguidos a cada troca de estação: distanciamento social e álcool em gel antes de manusear materiais e equipamentos.

Segundo a educadora, o fechamento do assunto acontecerá no retorno às aulas, nas quais os alunos poderão discutir e analisar os resultados e finalizar o relatório. “Todos interagiram, participaram e fizeram os experimentos. O resultado foi bastante satisfatório para uma primeira vez neste esquema”, destaca.

Veja alguns momentos dessa atividade!