08.04.21

Empatia: estudantes participam de ciclo de palestras sobre essa temática

Empatia: estudantes participam de ciclo de palestras sobre essa temática

Nesta semana, de 05 a 07 de abril, os estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio participaram de um ciclo de palestras com o pedagogo Ricardo Galhardo Blanco, que trouxe reflexões sobre empatia, inclusão e diversidade, além de falar de planejamento e organização. Cada temática foi ministrada para um grupo específico, acompanhe!

No dia 05, os estudantes do 6° e 7° ano trabalharam o tema: “Bem-vinda adolescência – hora de organizar”. Neste bate papo, os alunos foram levados a pensar que, nesta fase, terão que arcar com as consequências de suas escolhas, afinal, já não são mais crianças. A importância das virtudes positivas também fez parte do debate: o foco, a obediência, o planejamento e atenção foram alguns dos assuntos citados neste momento.

Já no dia 06, o tema “Empatia em tempos difíceis” foi direcionado às turmas de 8° e 9° ano, que também conversaram sobre escolhas e consequências, mas com foco em pensar em como isso pode refletir no próximo e deixar uma marca positiva no dia a dia. Por fim, no dia 07, os alunos da 1ª, 2 ª e 3ª série do Ensino Médio refletiram sobre autoestima e a capacidade de ter empatia frente aos relacionamentos. O tema norteador desta conversa foi: “Empatia em tempos de pandemia – um novo olhar”.

Segundo Taize de Oliveira, Psicóloga Educacional do Colégio São Francisco Xavier, um dos principais objetivos dessa atividade foi abordar questões reflexivas sobre o processo de desenvolvimento do aluno como sujeito social. Essa é uma dinâmica formativa complementar, que está de acordo com o propósito do SANFRA de formação integral de seus estudantes.

“A atividade é pautada pelo Projeto Educativo Comum (PEC), e se assegura na dimensão curricular, em que a aprendizagem se dá na perspectiva do desenvolvimento pleno do sujeito (PEC 29), vislumbrando o processo educativo na perspectiva de formação integral (PEC 34)”, comenta Taize.

A Psicóloga também destacou o envolvimento dos estudantes durante as palestras. Segundo ela, os alunos começaram as interações antes das rodas de conversa e, durante o diálogo, participaram assiduamente com perguntas, respostas e muitas interações com o palestrante. “Os grupos interagiram e se adaptaram a um novo espaço de compartilhamento de informações. Tendo em vista a limitação que vivemos atualmente com o ensino remoto, a palestra se mostrou como uma importante estratégia de socialização entre grupos de anos diferentes”, completa.

Sobre o palestrante

Ricardo Galhardo Blanco é professor na Faculdade São Paulo, palestrante em empresas com temáticas sobre Segurança do Trabalho, e em escolas e universidades sobre temas relacionados a conflitos familiares. Também ministra aulas de Orientação Sexual no Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação Sexual (GTPOS), e de Relações Humanas e Saúde. Além dessas atividades, é mediador do SEBRAE/MG, em Liderança Empreendedora, e membro do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC São Paulo, entre outras ocupações.

Veja algumas imagens dessa atividade: