08.01.21

5 dicas para economizar na compra do material escolar

5 dicas para economizar na compra do material escolar

O ano letivo de 2021 está prestes a começar. Logo, é chegado o momento de reorganizar os materiais escolares dos filhos a fim de prepará-los para o novo ciclo de aprendizado.

Antes de iniciar as aulas, os pais e/ou responsáveis recebem a lista da escola e passam a procurar o que precisam. No Colégio São Francisco Xavier, por exemplo, as famílias já podem consultar, de modo on-line, a lista de material escolar 2021. Assim, conseguem se programar para adquirir os itens com tranquilidade.

Sabemos que o primeiro mês do ano costuma ser marcado por despesas extras, por isso, é muito importante prever esses gastos no planejamento financeiro. Aliás, quando ir às compras? Será que é necessário ter tudo novo? Abaixo, separamos cinco dicas para você economizar no material escolar. Confira!

Como gastar menos no material escolar

1) Pesquise e compare preços

Em 2020, a Fundação Procon-SP realizou uma pesquisa que constatou diferenças de preços de mais de 300% nos itens de material escolar, como caderno, borracha, apontador, canetas esferográfica e hidrográfica e lápis preto e colorido.

Portanto, uma prática bastante importante é consultar ou comparar os valores em lojas diferentes. Caso a compra seja on-line, não se esqueça de analisar o valor do frete.

2) Confira o que você tem

Para evitar compras desnecessárias, verifique se já possui o material escolar em casa. Se a resposta for sim, veja se o produto está em condição de uso. Mochila, estojo, tesoura, lápis e caneta são itens que costumam durar bastante tempo. Desse modo, você gasta dinheiro apenas com o que realmente precisa, sendo também sustentável. Reutilize!

3) Compre com antecedência

Você já ouviu falar sobre a lei da oferta e da procura? Bom, basicamente diz: quando a demanda (interessados em comprar) é maior do que a oferta (produtos para vender), os preços tendem a subir. Do contrário, quando há mais oferta do que demanda, os preços tendem a cair. Geralmente, no início do ano ou do semestre, os valores estão altos porque a procura por material escolar é grande. Assim, a dica é: tente se antecipar, compre pelo menos um mês antes do início das aulas.

4) Compre no atacado

Compras realizadas no atacado, em grande quantidade, são mais baratas. Reúna-se com outros pais para fazer uma compra coletiva. Todos sairão ganhando com essa união!

5) Reutilize livros didáticos e paradidáticos

Entre em contato com outros pais para trocar ou negociar livros didáticos e paradidáticos. Lembrando que o material do filho mais velho pode ser repassado para o mais novo.

O Colégio São Francisco Xavier estimula a troca de livros didáticos e paradidáticos com o objetivo de colaborar para a economia doméstica e conscientizar alunos e familiares a respeito da sustentabilidade. As doações são entregues às famílias que sinalizarem interesse e, após o período de doação, os livros excedentes são enviados às entidades parceiras.

Alerta: fique atento(a) ao selo do INMETRO!

Conforme o PROCON-SP, os pais devem ficar atentos ao selo do INMETRO, essa certificação garante segurança e qualidade do produto para a criança.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse conteúdo com outros pais. Com certeza, eles vão adorar saber como economizar no material escolar.